Como Cancelar Plano de Saúde?

      Comentários desativados em Como Cancelar Plano de Saúde?

Os planos em gerais são todos regulados pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), os seja, como cancelar plano de saúde são regulados para ser iguais não importando a operadora contratada.

Essa regularização no cancelamento foi propiciada pela resolução normativa nº 412, que facilita a interação do cliente com sua respectiva prestadora, impedindo problemas resididos na questão de cancelamento.

Ressaltando que o modo de pedir o cancelamento deriva do plano contratado, por isso veremos como cancelar plano de saúde de qualquer prestadora de serviço.

Como cancelar plano de saúde

Os meios de pedir o cancelamento do seu plano de saúde muda de acordo com o contratado, vejamos as três modalidades de plano:

  • Plano individual e familiar:

Somente o titular ou representante em caso de menoridade ou impedimento judicial, poderá solicitar o cancelamento, das seguintes formas:

  • Presencialmente:
    • Na sede da empresa;
    • Em seus escritórios regionais;
    • Em locais devidamente autorizado para prestar o serviço da operadora.
  • Por meio de números de telefone disponíveis;
  • Pela internet, onde o beneficiário terá acesso ao Portal de Informação do Beneficiário da Saúde Suplementar (PIN-SS).
  • Plano coletivo empresarial;

Somente o titular poderá pedir que exclua a si mesmo ou a um dependente do contrato que o benefício com o plano de saúde.

Ressalta que o pedido será feito em face da empresa onde labora, onde essa terá o prazo de 30 dias para realizar o ato em frente a prestadora de serviço de saúde.

Após os 30 dias o beneficiário estará disponível a entrar em contato diretamente com a prestadora para fazer o requerimento da exclusão do contrato.

O cancelamento é efetivo com o recebimento do comprovante da solicitação.

  • Plano coletivo por adesão.

Nesta modalidade de plano o titular deverá pedir a exclusão de seu contrato ou de beneficiário, à pessoa jurídica que contratou o plano em questão.

A empresa com quem realizou contrato enviará seu pedido para a prestadora de serviço da saúde, sendo que a ciência do cliente é essencial para finalizar a exclusão.

Mas, em caso que o contrato permita, o cliente poderá comunicar sua decisão diretamente à administradora de benefício ou a operadora em si, neste caso o cancelamento se dá pelo comprovante do recebimento da solicitação.

Vimos as diferenças de como cancelar plano de saúde ou ainda que houvesse a exclusão de beneficiários dos planos de saúde supracitado, mas o que acontece depois que a prestadora de serviço receber seu pedido?

Como cancelar plano de saúde – Dever das prestadoras de serviço de saúde

Após o recebimento a prestadora de serviço tem a obrigação de seguir os seguintes passos:

  • Os requisitos para ingresso em novo plano de saúde;
  • Os efeitos que o cancelamento ou exclusão terá;
  • A responsabilidade sobre as prestações pecuniárias devidas, seja pós ou pré-pagamento;
  • Despesas realizadas depois do pedido de cancelamento ou exclusão.

Agora já sabe como cancelar plano de saúde, mas tenha certeza, pois depois de confirmado o ato de exclusão ou cancelamento não tem como desfazer e para criar um novo plano, você terá que contatar a empresa novamente para buscar uma alternativa

Como Cancelar Plano de Saúde?
Rate this post