Como cancelar o Fies

      Comentários desativados em Como cancelar o Fies

Como cancelar o Fies. Se está atrás dessa informação, está no lugar certo, pois aqui você vai aprender como cancelar o Fies da maneira correta e não receber cobranças posteriores e nem ter sua matrícula na faculdade trancada.

O que é o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em 2010, o FIES passou a funcionar em um novo formato: a taxa de juros do financiamento passou a ser de 3,4% a.a., o período de carência passou para 18 meses e o período de amortização para 3 (três) vezes o período de duração regular do curso + 12 meses. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa para contratos formalizados a partir de 2010. Além disso, o percentual de financiamento subiu para até 100% e as inscrições passaram a ser feitas em fluxo contínuo, permitindo ao estudante o solicitar do financiamento em qualquer período do ano.

A partir do segundo semestre de 2015, os financiamentos concedidos com recursos do Fies passaram a ter taxa de juros de 6,5% ao ano com vistas a contribuir para a sustentabilidade do programa, possibilitando sua continuidade enquanto política pública perene de inclusão social e de democratização do ensino superior. O intuito é de também realizar um realinhamento da taxa de juros às condições existentes no cenário econômico e à necessidade de ajuste fiscal.

Como cancelar o Fies

Para cancelar o Fies, basta seguir os passos descritos abaixo.

1- SisFies Cancelamento pelo site

  • O cancelamento só estará disponível no site do SisFies entre os dias 1 e 15 de cada mês (exceto junho e dezembro). Neste período, informe CPF e senha para logar, clique em “Encerramento”, opção disponível no centro da tela, depois em “Aditamentos Disponíveis”.
  • Em seguida, clique no semestre disponível em “Referência”, mas saiba que ele muda conforme o último aditamento que você solicitou.

2- Escolha uma das quatro opções para quitar a dívida pelo site

  • Liquidar o contrato no ato do encerramento. Significa pagar tudo de uma vez.
  • Permanecer na fase de utilização. Significa que as fases de utilização, carência e o pagamento trimestral de juros serão mantidas até o final do prazo.
  • Antecipar a fase de carência. Nesse caso, no mês seguinte à assinatura do Termo de Encerramento, você começará a pagar as parcelas trimestrais que só quitaria durante os 18 meses de carência (elas têm o valor de R$ 50).
  • Antecipar a fase de amortização. Aqui você parcela tudo que falta seguindo o prazo de três vezes o tempo que você usou o financiamento, mais um ano.
  • Depois disso, é só clicar em “Gravar e Prosseguir” e depois “Confirmar”.
  • Importante! O cancelamento será feito após o primeiro dia do mês seguinte à solicitação.

3- Vá à agência bancária em que fechou o contrato

  • Assim que confirmar o pedido de cancelamento no Fies, o próprio sistema informará o prazo que você tem para ir ao banco assinar o Termo de Encerramento. Você deverá dirigir-se a agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, na qual foi solicitado o financiamento.
  • Saiba que esta deve ser a mesma agência em que você fechou o contrato, e o fiador tem que ir junto.

Cancelamento de Matricula FIES

Depois dessas etapas, o Fies está encerrado e a faculdade não receberá mais o pagamento da sua mensalidade pelo sistema. Se você também quiser cancelar a sua matrícula, vá à faculdade para fazer isso. Caso contrário, o pagamento será cobrado de você.

Gostou? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Como cancelar o Fies
Rate this post