Como cancelar o Fies

      Comentários desativados em Como cancelar o Fies

Como cancelar o Fies, conheça as suas opções na hora de pedir o encerramento antecipado do contrato. Por mais que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) seja uma grande ajuda na hora de pagar a sua faculdade, as vezes você muda os seus planos e decide cancelar o crédito. Seja qual for o motivo, o processo é o mesmo.

Como cancelar o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC). O seu objetivo é financiar os estudos em faculdades e universidades particulares.

Deste modo, o MEC, oferece as seguintes alternativas:

  • A princípio ele deve efetuar o cancelamento através da internet;
  • Em seguida é preciso procurar o agente financeiro (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).

Entretanto, ao encerrar o FIES, ainda terá que pagar a divida do período utilizado.

Deste modo, o MEC, oferece as seguintes alternativas:

Permanecer na Fase de Utilização

Nesta opção os prazos são mantidos, como se o aluno estivesse cursando. De qualquer forma o financiamento será suspenso quando for solicitado, porém, vai ter cobrança trimestral de juros.

Esta cobrança só irá ocorrer depois do período de carência (18 meses após conclusão do curso). Ou seja, mesmo que ele escolha um prazo mais longo ele vai ter que pagar os juros. Além disso, vai ter que comprovar que está matriculado em curso superior.

Neste caso, a amortização vai ser 18 meses quando ocorrer o encerramento. Portanto, o aluno vai abrir mão do restante da graduação. Neste caso ele também precisar antecipar o período de carência.  Como consequência ele vai ter que pagar as parcelas trimestrais.

Antecipar a Fase de Amortização

Nesta modalidade o aluno abre mão da fase de utilização e carência. Como consequência ele precisa quitar a dívida dois meses depois de encerrar o contrato.

Liquidar o Contrato no Ato de Encerramento

Está é a opção mais simples, deste modo, ela vai quitar a dívida no ato de assinatura do contrato de encerramento.

Além disso, é preciso saber que o prazo de amortização é calculado de acordo com o número de semestres. Por exemplo, se utilizou o FIES por dois semestres, vai ter que quitar a dívida em três vezes, ou seja, seis semestres.

Ainda o fiador precisa ir ao banco para efetuar a assinatura do termo de encerramento. Com exceção se o aluno for liquidar o saldo no ato do encerramento.

Como cancelar o Fies

    • O aluno deve entrar aqui, no site do SisFIES. Em seguida é preciso inserir o seu CPF, senha e código de acesso da página;
    • Na página seguinte, o usuário vai ter acesso aos dados pessoais, além das informações sobre o financiamento;
    • Na opção Aditamento Disponíveis, escolha a opção Encerramento. Nesta opção vai ser exibido o semestre de referência e a situação (disponível ou indisponível). O sistema do FIES permite que o usuário encerre apenas o semestre disponível;
    • Já na aba Encerramento, selecione a informação que aparece no campo Referência. Depois, o usuário vai ser encaminhado para nova tela.
Como cancelar o Fies
5 (100%) 2 votes